Histórias de fantasmas reais

Silenciosas sentinelas de pedra

Testemunhas mudas de paixões e intrigas das gerações que abrigaram , certas casas parecem guardar a sombra de seu próprio passado . Ao longo dos corredores e a meias de antigos castelos. Varridos pelo vento , no melancólico vento mofo de manções cobertas pela neblina , os velhos erros , aflições e pesares parecem não morrer , mais pairam como bruma por entre as pedras frias que assistiram a seu nascimento.
As lendas acerca de casas assombradas são antiquissimas .Mas os fantasmas existem ou são meras invenções humanas , conjuradas a partir do ar miasmático e da presença ameaçadora de certas residencias ? Alguns pesquisadores psiquicos afirmam que os fantasmas de fato assombram casas , mesmo que seja apenas como imagens nebulosas de sensações particularmente fortes , ou de acontecimentos portentosos . O fisico Sir Oliver Lodge , por exemplo , propôs em 1908 que as assombrações eram representações fantasmagoricas e alguma tragedia de um passado remoto , Lodge e outros acreditavam que as emoções violentas poderiam de algum modo impregnar o ambiente e serem depois tranmitidos a pessoas que fossem suficientemente senciveis para captar a sensação.
Talvez não seja surpreendente , portanto , que o folclore acerca da assombrações esteja permeado de histόrias com alta carga emocional.
Os fantasmas aparecem como temiveis arautos de catastrofes , ou como espectros daqueles cujas paixões em vida não deixam que repousem na morte... pessoas com desejos perversos ou remorsos profundos , com sede de justiça ou reencenando perpétuamente a tragédia de um amor frustrado.